Pesquisar postagens
domingo, 1 de agosto de 2010
Nova tecnologia pode deixar a internet até mil vezes mais rápida.
Segundo Vincent Chan, professor de engenharia elétrica e ciência da computação do MIT e que conduziu a equipe de pesquisa, o truque para tais aumentos de performance está dentro dos roteadores que direcionam o tráfego na web. Isso porque a substituição dos sinais elétricos dentro deles por sinais ópticos tornaria a internet 100 vezes – ou até 1000 vezes – mais rápida, além de reduzir a quantidade de energia que ela consome.
De acordo com Chan, com os processadores cada vez mais poderosos e aplicativos dependendo cada vez mais de banda larga, a internet terá um “ponto de estrangulamento” no prazo de três a cinco anos. Segundo ele, os roteadores atuais têm dificuldade para lidar com os sinais de entrada de fibra óptica, principalmente no momento em que os mesmos são convertidos para sinais elétricos e que podem ser armazenados na memória até que sejam processados. Posteriormente, os sinais elétricos são convertidos de volta para os ópticos, para que possam ser enviados para o tráfego. Esse processo consome tempo e energia.
Mas a partir da tecnologia desenvolvida por Chan e sua equipe – que leva o nome de comutação de fluxo – tais conversões são eliminadas.
“A internet mais rápida seria um feito enorme”, disse Rob Enderle, principal analista da Enderle Group. “Agora, a rede é o gargalo para a computação atual. Essa tecnologia o MIT poderia transformar a indústria como nós a conhecemos. Precisamos de uma web mais rápida o quanto antes”.
No entanto, pelo menos até o momento, analistas apontam que seria caro para as empresas de infraestrutura substituir os roteadores atuais por outros que esta nova tecnologia do MIT.
Fibra Óptica: A Internet conectada pelo fundo dos Oceanos!
Fibra Óptica: São pequenos fios de vidro puro, tão finos quanto um fio de cabelo, que transmitem “informação digital” ao longo de grandes distâncias, também usadas na geração de imagens médicas e em inspeções de engenharia mecânica.
“Neste post vamos demonstrar a fabricação e suas aplicações”.
A Fabricação da Fibra Óptica e suas aplicações…
Neste vídeo produzido pelo Discovery você pode ver todo o interessante processo de fabricação da Fibra Óptica.
Agora vamos conhecer algumas de suas aplicações:
A Fibra Óptica percorre praticamente todos os oceanos do mundo. Com um diâmetro de apenas 69 mm os cabos percorrem mais de 10.000 km de distância na sua grande maioria, dados demonstram que apenas 29% de sua capacidade de transmissão de dados são utilizados, e mais de 70% é de tráfego de Internet.
Fibra óptica encurta distâncias e revoluciona telecomunicações. Elas são capazes de transportar centenas de milhares de ligações telefônicas de uma só vez.
São 4,5 bilhões de chamadas diárias trocadas entre mais de 150 países nos 5 continentes.
A internet de todo o mundo também é conectada através de quilômetros e quilômetros de cabos submarinos.
Quando um desses cabos se rompe, muita gente pode ficar sem conexão à internet e sem telefone, ou seja “desplugado do mundo”.
No fim de janeiro, Índia, Egito e países do Oriente Médio viveram momentos de apreensão em razão de uma falha nesse sistema. Durante quase duas semanas, esses locais tiveram problemas no acesso à internet e telefone, devido ao rompimento de alguns desses cabos.
segunda-feira, 26 de julho de 2010
As 10 motos mais loucas de sempre
Nova nota de 100 dólares ganha detalhes em 3D
terça-feira, 20 de julho de 2010
Disco de óxido de titânio armazena até 25 terabytes
Uma equipe de pesquisadores japoneses criaram um material que pode ser utilizado para criar discos de armazenamento de custo baixo que podem armazenar até 25 terabytes de dados!
O material – descrito como uma nova forma de cristal de óxido de titânio – pode mudar de metal para semicondutor e vice-versa quando exposto à luz.
“Uma material que muda de acordo com a luz pode ser usado em aparelhos de armazenamento, já que as cores refletem luz diferentemente para armazenar diferentes informações. (Portanto isto é) bastante promissor como um material para a próxima geração de dispositivos de armazenamento”, disse Shin-ichi Ohkoshi, professor de química da Universidade de Tóquio.
“O preço de mercado do óxido de titânio é praticamente um centésimo dos elementos raros usados em discos Blu-ray e DVDs regraváveis (germânio, antimônio, telúrio). (Então) você não precisa se preocupar em procurar metais raros. Óxido de titânio é barato e seguro, além de já ser usado em vários produtos, variando de pó facial até tinta branca”.
Ohkoshi ainda afirmou que ele planeja iniciar conversas com companhias privadas a respeito da potencial comercialização do material.
Sai a primeira imagem de Ryan Reynolds como Lanterna Verde
Muita diferença entre as propagandas e o real?
domingo, 18 de julho de 2010
10 Tecnologias que resistem à extinção
As tecnologias obsoletas, para as quais já existem substitutos mais eficazes, sumiram completamente do mapa? Bem, ainda não. Embora não sejam mais usados pela maioria, alguns aparelhos que eram muito úteis no século passado continuam em voga – alguns mais, outros menos -, por diversos motivos: falta de recursos para comprar aparelhos novos, utilidade ainda presente nos velhos, ou simplesmente saudades dos tempos antigos.
Foi uma das revoluções da comunicação no século XX. Em 1929, no ápice desse recurso de linguagem, foram enviados mais de 200 milhões de mensagem de pontos e traços, convertidos para letras – o famoso código Morse. Em 2006, no entanto, um dos pilares do telegrama foi definitivamente enterrado. A Western Union, instituição que mais transmitiu telegramas na história, fez sua última transmissão. Ainda se mandam telegramas, mas ele já perdeu todo o seu sentido prático; é apenas usado por entusiastas e radioamadores.
Embora a maioria tenha desistido de usar fax – que surgiu em 1947 e aparentemente mal durou meio século -, ele ainda tem utilidade real para algumas tarefas. Criado para transmitir, a longas distância, cópias idênticas de documentos (ou fac-símiles, daí vem a abreviação fax), ele segue tendo essa função para quem deseja comprovar a autenticidade de papéis importantes. E não são poucas pessoas, cerca de meio milhão de fax foram vendidos ano passado, para céticos profissionais da advocacia, de imobiliárias e corretoras de seguros. Para algumas atividades, o documento enviado por email, em pdf, ainda não tem a mesma confiabilidade do fax.
Pode parecer loucura, mas o telefone comum, que é presença comum em nossas casas, já poderia ter sido totalmente suplantado pelos celulares e se tornado peça de museu. Mas há algumas razões para que a mudança ainda não tenha sido completada. Primeiro, o telefone da parede não tem uma bateria que precisa ser recarregada em poucos dias e não deixa de funcionar quando a companhia de luz não atende nossas necessidades. Além disso, muitas pessoas não gostam muito de todos os outros acessórios – calculadora, joguinhos, conversor de medidas e músicas – que vêm juntos, preferem um simples telefone. 95% dos idosos americanos ainda não adotaram o celular porque consideram o velho telefone mais confiável para pedir ajuda, para contatar a ambulância, a polícia ou a enfermeira. Ainda há cerca de 100 milhões de telefones funcionando nos EUA: os outros já passaram para o celular. A questão é até quando a original invenção de Graham Bell irá sobreviver.
A caixa registradora parece estar com seus dias contados, já que as grandes lojas já adotaram sistemas computadorizados para as atividades do caixa. Um software que faz cálculos imediatos, contabiliza produtos e soma preços automaticamente é realmente uma facilidade comparada ao método manual das maquininhas do “dim-dim”. Esses sistemas computadorizados, no entanto, ainda são caros, razão pela qual muitos lojistas ainda não os adotaram.
Com a popularização das mídias digitais, que, em seu sistema de downloads e armazenamentos virtuais, têm colocado o IPod nas mãos de milhões de pessoas, os discos já estão ficando para trás. A tendência não poderia ser diferente, já que a mídia virtual apresenta maior capacidade, velocidade e facilidade do que estes; basta comparar, por exemplo, o armazenamento de um arquivo em um PenDrive com a gravação de um CD. Um dia, os CDs terão o mesmo destino dos disquetes – a nossa memória na era dos computadores.
Apple VS Microsoft - Atualmente Apple é mais rica que a Microsoft
O faturamento anual da Apple, foi estimado em 42.900 milhões dólar, enquanto a Microsoft é de US $ 58,4 bilhões, ambos parecem pequenas em comparação com a renda da Exxon Mobil 301.5 dólares anuais. Mas considerando-se que as despesas e as quotas de ações fossem deduzidas, a Apple teria 24,5 bilhões dólares em dinheiro na mão, enquanto a Microsoft equivaleria a US $ 20,7 bilhões somente.
Um de seus fundadores, Steve Jobs, deixou a Apple na década de 1990 e retornou em 1996, enquanto a remoção ex-CEO Gil Amelio e postar-se como novo CEO. CLIQUE AQUI PARA VER O GRAFICO Os pontos fortes da Apple, que incidiu principalmente sobre a "facilidade de uso, marca amiga do consumidor, design atraente, e margens altas" criou mais empregos e desencadeou a inovação. O código também foi jurado ao secretismo que, embora a abertura de preferência, ainda colheu os seus frutos próprios, a fim de assumir o controle.
Agora em 2010, a Apple tinha esses produtos já no mercado ou seja, iMac, iBook, iPod, Mac OS X, iTunes Store, MacBook, iPhone, App Store do iPhone + SDK e IPAD. Ela tem evoluído no domínio dos computadores, MP3 players e smartphones com o iTunes da Apple fazendo a loja de música com uma quota de mercado de 26,7 por cento, enquanto IPad por outro lado, é dito outsell o Mac com uma semana de vendas de 200.000 unidades.
Realmente a Apple tem um longo caminho. E eu espero que a Apple mantém o bom trabalho. Como se costuma dizer, é um mundo competitivo lá fora, e mudança é a única coisa constante. Então é melhor que seja Apple posição o tempo todo. Como visto, a Apple ea Microsoft estatísticas são apenas balançando para o outro. Onde está a coerência da Apple? Melhor deixar a sua marca mais! Além disso, não há realmente a possibilidade de a Apple para obter mais receitas, considerando apenas os preços dos MacBooks em relação a um notebook Microsoft ligado! Mac's são mais caros!
SERÁ QUE MEU ANTIVÍRUS REALMENTE FUNCIONA?
Quem ainda não se fez esta pergunta, ou já mudou de antivírus várias vezes? Em testes recentes realizados por um conceituado site americano, cuja avaliação é feita por capacidade de detecção e resultados falso positivos, mostra o seguinte gráfico para os testes em algumas das marcas mais famosas do mercado.
Veja abaixo os logos dos principais fabricantes:
Agora… que tal fazer diferente? Que tal se você mesmo testar seu antivírus? Vamos lá, os arquivos abaixo simulam ataques de vírus, não são ameaças ao seu computador! Eles são arquivos eicar, uma referência nos testes de antivírus. Ao clicar no link, se abrirá a janela perguntando se você quer salvar ou executar o arquivo. Antes de tomar qualquer ação, espere o seu antivírus avisar sobre o perigo, ou bloquear o download! Caso isso não aconteça, clique em cancelar, e vá para o próximo teste. Se o seu antivírus não se manifestar em um ou todos os testes, te aconselho a trocar de aplicativo! Porque seu computador corre sério risco.
TESTE UM | TESTE DOIS | TESTE TRÊS | TESTE QUATRO |
OBS: Os arquivos não são vírus reais! Não oferecem risco ao seu computador. Mesmo assim não complete o download do arquivo. Clique em cancelar caso seu antivírus não faça o bloqueio. Se ele bloquear 1, ou todos os downloads cancele e em seguida tome a ação padrão do antivírus. Realizei o teste, e meu antivírus acusou os quatro arquivos como vírus, ou seja, passou no teste com louvor!